Tatuagens e seus Significados - Yakuza Tattoo


Com certeza uma das marcas mais conhecidas da máfia mais famosa do Japão aqui no ocidente são as tatuagens que os membros desse grupo levam consigo.

Esse grupo centenário tem suas origens precisas desconhecidas no tempo, no entanto alguns historiadores acreditam que seu início se deu no século XVII. Nesse período, durante a era Tokugawa, o Japão passou por um período de grande tranqüilidade e os serviços de muitos samurais acabaram se tornando desnecessários. Alguns deles juntaram-se com apostadores e ambulantes e deram início ao grupo a máfia que hoje conta com mais de 80 mil filiados comandados por 3 famílias principais: Yamaguchi, Inagawa e Sumiyoshi.


As tatuagens estampadas nos membros da Yakuza são sinais de fidelidade e afirmação. A tatuagem no Japãp possuí um estigma muito grande pois durante muito tempo foram dadas as criminosos como um crachá de seus crimes, símbolos tatuados na testa e em outras partes do corpo, mais comunmente para cada crime se tatuava um anel negro do braço do criminoso, muitos dizem que aí reside o início da tradição das tatuagens nos membros da Yakuza.

Os filiados não possuem um só símbolo ou uma só tatuagem, tatuam o corpo inteiro e poucas partes são poupadas, o desenho se torna uma verdadeira armadura carregada de simbolismos.

Para se ter uma tatuagem do tipo armadura não é nada fácil, primeiro porque para se cobrir quase todo o corpo pode custar até 100 mil dólares e levar até dois anos, além disso o processo é muito doloroso pois verdadeiros artistas tatuadores do Japão não utilizam máquinas elétricas, eles continuam a praticar a forma antiga de Tabori, conjuntos de agulhas são conectados a um cabo de madeira ou metal. Essa técnica requer muitos anos de habilidade e prática para ser capaz de criar as cores sutis e sombras de uma tatuagem que o tatuador moderno não pode recriar.

Nas armaduras de tatuagens dos membros da Yakuza, não são somente os antigos anéis negros que aparecem, ela são compostas de vários signos japoneses com profundo valor simbólico. Montanhas, nuvens, deuses, flores, animais como tigres e carpas além de outros mitológicos como o dragão, cada qual com um significado tradicional muito forte.

As flores aparecem com freqüência nas tatuagens do yakusas, a Peônia por exemplo, simboliza a riqueza e a boa fortuna, o crisântemo simboliza a firmeza e eternidade e Flor de cereja é o símbolo de tudo o que é transitória e evanescente na vida, os samurais adotaram a flor de cereja como uma insígnia pessoal, indicando que eles podiam morrer em batalha do dia seguinte, mostrando a vida como transitória nisto consistia a sua beleza e fragilidade como a flor de cereja.

Nos animais temos temas que misturam seres naturais e mitológicos como a tatuagem de uma carpa se transformando em um dragão recompensa por de ter conseguido subir as Cataratas Longmen. Nela começam a crescer um chifre em sua cabeça e espigões em torno de seu rosto, as barbatanas são eretas para captar a força do seu corpo de ouro e brilhantes.

A carpa (Koi) é o peixe rei dos rios e geralmente são representadas de três formas:

* Higoi (carpa vermelha);
A tatuagem de uma carpa vermelha nadando na água, com bolhas saindo de sua boca.
* Magoi (carpa negra);
A tatuagem de uma carpa negra saltando para fora da água.
* Nishikigoi (carpa multicolorida);

Outro animal mitológico que temos é Nekomata um ser enigmático, um monstro, além da compreensão humana. Ele foi originalmente um gato comum, mas com o passar do tempo ele ganhou força sobrenatural, tornando-se um monstro horrendo parecido com um gato, sua pele é brilhante e é capaz de se disfarçar como ser huamano estuprando mulheres e trazendo problemas de saúde para as pessoas.


Temos também nas tatuagens a centopéias (Mukade) que são consideradas mensageiras do deus Bishamonten, um deus da guerra, eram tatuadas nas gostas de guerreiros japoneses.


Um dos animais mitológicos retratados mais famosos aqui no ocidente é o dragão, no oriente há vários tipos de dragão, um deles é Ouryu, o Dragão alado, este definida como a mais alta forma de um dragão quando maduro, de acordo com a literatura japonesa, Ouryu é um dragão sagrado que realiza boas ações em nome dos imperadores.


Para representar a "Grande Natureza" e sua capacidade de reprodução especialmente com referências ao feminino temos o Coelho (Usagi).


Não podemos esquecer aqui do Falcão (Taka), aves carnívoras que mesmo estando com muita fome não se sujeitam tão facilmente a comer grãos, simbolizam o caráter de um indivíduo difícil de subornar.


Entre os animais tatuados tem também a Hebi (Cobra) criaturas tenazes e odiadas por muitas pessoas, no entanto, as cobras são consideradas como mensageiras de deuses que são adorados e estimados, concebidas para viver muito tempo e sempre crescendo, trocando de pela continuamente, na mitologia quando ganham tamanho significativo tornam-se 'Orochi' e são capazes de controlar a natureza.

Outro animal muito apreciado no ocidente é o Tora (Tigre), simbolizam a força e coragem além de terem suas variantes, como por exemplo, um cão se transformando em um tigre, sinal de um grande projeto a longo prazo ou a tentativa fracassada de imitar uma pessoa de mais sucesso.

Além dos temas retratados aqui recorrentes na tatuagem japonesa e muito presentes nos Yakuzas, existem também outros seres de caráter mágico e espiritual como demônios e bestas que pretendo abordar em um próximo post. Até lá!

Referências:
http://www.nipocultura.com.br

http://www.irezumi.us/

http://www.dreadloki.com

http://quazen.com/arts/bodyart/yakuza-mark-of-the-tattoo/

Livros:


4 comentários:

paty disse...

vou fazer um dragao estilo yakusa me apaixonei vou fechar minha costas

paty disse...

voui fazer um dragao estilo yakusa me apaixonei vou fechar minhas costas e com flores de cerejeiras

cabeludo disse...

gostaria de fechar as costas se encontrasse quem fizesse para mim com desenhos da iakusa,pois não tenho condiçoes,se tiver algum tatoo que queira fazer estou a disposiçaõ :obrigado

cabeludo disse...

gostaria de fechar as costas se encontrasse quem fizesse para mim com desenhos da iakusa,pois não tenho condiçoes,se tiver algum tatoo que queira fazer estou a disposiçaõ :obrigado

Postar um comentário